Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Com a palavra, uma amiga coerente

Retirei o texto abaixo de uma postagem realizada por uma amiga, historiadora e atriz. Nem pedi autorização para ela para colocar aqui, mas acho que o texto merece alguma visibilidade. Ai vai

Dane-se PT, PSDB, PDT, PSC, PMDB, DEM ou qualquer outra legenda do raio da PQP!
O fato é que o professor vem sendo constantemente desvalorizado no Brasil - não só pelos políticos como pela própria população. E nessa grande ciranda de descaso também são ignorados os direitos de outros servidores públicos nesse país. Entra governo e sai governo (federal, estadual e municipal) e nossos problemas só se agravam - sintoma esse que nos remete a pensar em problemas estruturais - e nesse contexto a legenda partidária é só um "pixo" no meio dos pilares condenados - uma infeliz tentativa de desviar nosso olhar de um problema muito maior. Corrupção e ignorância não seguem partidos específicos. É um problema que permeia toda a sociedade. Permeia nossos próprios conflitos internos e morais - mesmo que isso custe a admitir.
Pra você que ta lendo isso pela milésima vez, peço perdão pela insistência, mas por favor, eu apelo! Pare de colocar a responsabilidade só de um lado!!!! Eu não aguento mais tamanha unilateralidade!!! Olhe para além dos seus horizontes - para além das suas referências, das suas revistas, dos seu círculo social!!! Numa era globalizada não podemos mais criar justificativas para informações seletivas que só servem para olhar o problema por um ângulo (geralmente aquele que nos é mais cômodo enxergar)! Alteridade é sempre necessária quando precisamos reivindicar nossa identidade e nossa cidadania - do contrário mergulhamos no abismo da ignorância e do autoritarismo... Cuidado com essa aparelhagem ideológica!!!
Se depois de tudo isso você ainda teima em comprar esse discurso de PT X Tucanato, é sinal que seu cabresto ideológico te faz tão ou ainda mais manipulável do que o grosso da população - aquele grosso que você, no alto da sua petulância, julga ser tão desprezivelmente distinto da erudição do seu suposto esclarecimento. Tal cegueira te leva ao ponto de achar que o que falo aqui tende a defender uma bandeira ou outra... Ora!!! Às favas com as cores, as siglas ou nomes de qualquer bandeira! Todas estão manchadas num mar de escândalos e denúncias. Não compre a guerra pelo poder de uma corja que jamais atenderá suas necessidades. Afinal, se você não faz parte dessa panela, por que então sai por aí fazendo eco da briga? Eles mesmos te ignoram... FOMOS TODOS IGNORADOS!
Não caia na armadilha do deslumbre da classe média, que nos draga à amarga ilusão de pensar que um diploma universitário é suficiente pra julgar todas as classes trabalhistas, tão plurais em suas dificuldades e depreciações. Ninguém aqui sabe de tudo! Ninguém aqui é médico, professor, engenheiro, farmacêutico, enfermeiro, produtor cultural, pedreiro e diarista ao mesmo tempo. Ninguém aqui sequer sabe enumerar a quantidade de profissões que os brasileiros exercem.
E se ninguém sabe de tudo, o máximo que podemos fazer é trocar nossas experiências e pontos de vista sobre a mesma questão. Estamos aprendendo juntos e da pior maneira possível: imersos numa miríade de problemas!! Pare com essa mania de repartir as divergências do mundo por meio da bipolarização. Não seja filhote de ditadura nem tampouco seja resto de placenta de guerra-fria!!! Não tenha medo de negar esse mecanismo de análise política - isso não te fará reacionário, anarquista, comunista ou qualquer rótulo do gênero. Esse tipo de sequela ou saudosismo não é salutar em nenhuma causa e nada acrescenta ao destino desse país. Gera só uma gritaria estéril e ignora os benefícios da polissemia.
E pra ficar claro, repetirei quantas vezes achar necessário, até que faltem ar nos meus pulmões... até que faça calo nos meus dedos.. até que o último amigo meu aqui facebook me delete: NÃO FAÇA DESSA CAUSA UMA GUERRA PARTIDÁRIA! NÃO FAÇA DESSA CAUSA UMA GUERRA PARTIDÁRIA! NÃO FAÇA DESSA CAUSA UMA GUERRA PARTIDÁRIA! NÃO FAÇA DESSA CAUSA UMA GUERRA PARTIDÁRIA! NÃO FAÇA DESSA CAUSA UMA GUERRA PARTIDÁRIA! NÃO FAÇA DESSA CAUSA UMA GUERRA PARTIDÁRIA!
Isso é uma guerra estrutural - afeta nossas raízes e nossa cultura... Talvez seja por isso que temos tanta dificuldade em aceitar, em nos auto-analisar dentro da nossa própria revolta - dentro das nossas próprias dificuldades em nos relacionar em sociedade. Travamos esse conflito com a nossa própria formação porque no fundo ela é pra lá de deficiente.... Admitir já é um grande passo!
Pode chorar, pode espernear e pode jogar a batata quente de mão em mão... Somos sim deficientes em nossa formação identitária, em nossa literacia política - Ainda mais num país onde cada vez mais se faz da educação nas escolas uma mercadoria. Onde temos de deixar de estudar ou nos dedicarmos a nossas afinidades para sobreviver às exigências da vida adulta. Onde muitos escolhem profissão por dinheiro, por pão na mesa ou por um pouco mais de conforto - e não por vocação!!! Se você nega esse problema, eis que você apresenta outro sintoma do quanto foi condicionado a agir e pensar em série, a imprimir toscamente os discursos da matriz... Por vezes defendendo interesses que nem seus são - pelo contrário! Somente te prejudicam!!!
E aqui aproveito pra fazer outro apelo: para você que não é paranaense e não está a par dos problemas que estamos passando com o governo estadual, peço o mínimo de respeito e compreensão. Não critique um contexto o qual desconhece. Não critique nossa indignação, não critique quando um professor, um policial, um agente penitenciário ou um agente da saúde reclama de suas condições de trabalho. Aqui também estamos vivendo no nosso limite - dentro das nossas peculiaridades. O coronelismo também impera nas araucárias! É cômodo jogarmos tudo para um lado, afinal dá menos trabalho atacar uma única falange, não é mesmo? Respire fundo e procure entender as queixas que eclodem por aqui.
Sul, Sudeste, Norte, Noroeste, Nordeste Centro-oeste..... Da uma olhada com atenção na história do nosso país, o quanto ignoramos a história de cada região, de cada povo que aqui habita. O que nos faz ser brasileiros é a nossa extensão e a nossa diversidade. Lutamos em prol do Brasil, mas não podemos impor nossas referências sob as particularidades de cada região. Isso não é xenofobia, egocentrismo muito mesmo ufanismo: pra construir a união também é necessário reconhecer a pluralidade.
Entendo profundamente sua mágoa com o PT (eu também tive sérias decepções, assim como qualquer brasileiro), mas o fato é que o PSDB não tem sido grandes coisas por aqui... E se você acha que os petistas estão ha tempo demais no governo, pense então na nossa relação com os tucanos!!!! Reconhecer isso não te obriga a recuar na sua oposição ao governo federal... Até porque dentro da divisão de poderes e regiões também temos divisões de responsabilidade. E olha... Ta todo mundo fazendo besteira!!!
O que é responsabilidade do governo federal precisa ser cobrado, assim como também deve ser cobrado o que é responsabilidade de nossos senadores, deputados, prefeitos e vereadores.... Cada qual dentro de sua função. Talvez se cobrássemos mais dos nossos deputados, por exemplo, o triste episódio que se desdobrou hoje na Assembléia Legislativa do Paraná tivesse outro desfecho. O seu,o meu, o nosso dever como cidadão é se informar melhor sobre isso! É a lição nossa de casa de cada dia. Não é mais hora de defender quem não nos defende! Não é mais momento pra bancar o pedante político (na minha opinião a criatura mais ignorante de todas)!! Todos podem e devem ser responsabilizados. Cada qual em sua cidade, estado e região. Isso não te faz bairrista, pelo contrário!!! Isso te faz ainda mais cidadão brasileiro.
Só por obsequio! Não venha chamar professor de vagabundo, incompetente, desinformado ou massa de manobra. Antes de falar sobre aquilo que desconhece, experimente conhecer uma escola nos dias atuais. Converse com diretores e pedagogos... Caso o achismo ou a preguiça venham a imperar, apenas fique em silêncio e pare de desrespeitar quem já é tão injustamente depreciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário