Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Atlântida: Mito ou realidade?

     Quando eu era criança passou na sessão da tarde um filme, no qual aventureiros entravam no interior da terra para buscar a cidade perdida de Atlântida. A primeira pessoa a falar sobre tal cidade foi o filósofo grego Platão. Segundo ele, a cidade ficava numa ilha além dos Pilares de Aquiles (como era chamado na antiguidade o Estreito de Gibraltar, que separa a África da Europa na região da atual Espanha e Marrocos). Atlântida teria sido engolida pelo mar, em um único dia e uma única noite, após uma guerra fracassada contra Atenas. Segundo ele, os Atlantis eram um povo avançado, civilizado, inteligente, rico e poderoso. Uma civilização ideal, perfeita.

     É provável que ninguém deu muita atenção para Platão na antiguidade, mas o Mito da Atlântida perdida ganhou força após o século XVI, durante o humanismo e no contexto das grandes navegações. No imaginário europeu, de fato poderia ter existido uma Atlântida real. Como na vida real ninguém a encontrava, coube à literatura de ficção "encontrá-la". De Júlio Verne (com o fantástico livro Vinte mil léguas submarinas), passando pelos estúdios da MGM (com a maravilhosa série de ficção científica Stargate Atlantis) até a microsoft, com o jogo Age of Mythology, Atlântida foi reencontrada centenas de vezes e em cada uma delas podemos ver o quanto a mitologia grega, com seus mais de 2 mil anos ainda povoa a imaginação da nossa civilizaçao.

     Mais importante do que saber se a cidade existiu ou não é tentar responder as seguintes perguntas:
1 - Por que que nós lembramos de algo que não sabemos se aconteceu a pelo menos 500 anos?
2 - Como é que Atlântida foi pensada nos últimos 500 anos de história?
3 - Por que é que ainda hoje pensamos numa "civilização ideal e perfeita" ?
    
     Enquanto não resolvemos estas questões, vale a pena dar uma observado nos documentários do history channel sobre a Atlântida "verdadeira". Abaixo estão os links. É diversão e uma viagem ao conhecimento garantidas.
parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=xiDD6XSPgPo
parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=SNErWQJnMYw
parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=sxZTeXsbvVo
parte 4 - http://www.youtube.com/watch?v=GGr_K0zZvYY
parte 5 - http://www.youtube.com/watch?v=bo1QW04QJbw
    
     Um grande abraço.

4 comentários:

  1. 3 - Por que é que ainda hoje pensamos numa "civilização ideal e perfeita" ?
    Porque não formamos uma ,mesmo com tanta tecnologia.E isso de Atlantic é bem contraditório,tipo penso nela só como uma cidade virtual,porque saka q no mundo virtual tudo é possível,tudo pode ser perfeito,como num jogo chamado habbo,só q em vez de cidade é quarto,lá podemos imaginar e colocar o q num quarto de verdade nunca colocaríamos,e também pra falar com os outros é muito diferente sem muito pudor

    ResponderExcluir
  2. esses videos ja vi todos,mostra bem como era avançado o sistema de encanamento deles

    ResponderExcluir
  3. Talvez pensamos na civilização perfeita, pelo caso de não sermos uma, essa busca torna-se tão importante para tentarmos encontrar um caminho até lá.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, não somos e nem nunca seremos, sério eu ainda acho(Pode ser bobeira minha) mais acho q injustiças e desigualdades sociais fazem com q a gente tente sempre buscar uma vida melhor e as vezes tentar melhor a sociedade.
    Cada um tem seu jeito,eu sou poeta e comecei a pouco escrever poemas pra criticar e tentar fazer as pessoas veem o quão bárbaro o mundo retornou a ser

    ResponderExcluir