Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Pensando sobre tudo o que ocorre


                Estamos vendo verdadeiras aulas de história. Nunca aprendi tanto como funciona o mecanismo político que permite ascensão de extremas direitas como vi hoje. Foi uma aula de ascensão totalitária. Vi cartazes dizendo coisas como "prisão rural aos criminosos para que trabalhem para nós, e não nós para eles". Tal tipo de argumentação foi exatamente a mesma utilizada por Hitler na Alemanha conta ciganos, eslavos e manifestantes políticos mais pobres.

                Eu entendo e apoio a reivindicação das pessoas de não permitirem que os partidos políticos se apropriem de suas pautas, por que de fato, os partidos políticos foram ineficientes na hora de resolver os problemas que confiamos a eles. E são todos os partidos. Mas, ao invés de pensarmos em propor a não participação dos partidos, está sim, mais do que na hora, dos partidos virem aos protestos e ouvirem o que nós reivindicamos. Se eles não conseguem mais nos representar, há duas razões:

 1) eles se afastaram de nós e se aproximaram apenas daqueles que usaram o poder político para ampliarem seus patrimônios privados (justamente esta corja podre da Elite econômica do país);

2) Nós, na descrença da capacidade destes partidos de nos representarem, abandonamos o interesse em participar dos mesmos, deixando-os nas mãos daqueles que buscam usar o Estado para se apropriar do fruto dos nossos trabalhos, nossos impostos.


Enfim, convidemos os partidos para nos ouvirem. Exijamos que eles mudem suas anacrônicas diretrizes. E não permitamos que tais partidos para se defenderem, fiquem acusando seus rivais políticos, por que afinal de contas, todos falharam. Exijamos que eles se modifiquem e participemos democraticamente daqueles que melhor representam nossos ideais e reivindicações.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário