Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de março de 2012

Dossiê

Muitos alunos vieram perguntar para mim como montar o dossiê e, por mais que já tenha feito várias explicações acerca disso, vou colocar um roteiro para vocês aqui no Blog.

Um dia vocês vão fazer pesquisas numa faculdade, numa universidade e lá a coisa será bem diferente. Algumas coisas serão extremamente importantes, entre elas:

Objeto de pesquisa
Hipótese
Fundamentação
Resultados.

A ideia de fazer o dossiê com os personagens da Revolução Francesa vem a ser um pequeno preparatório para uma pesquisa mais séria. Primeiramente, vocês deverão selecionar o OBJETO de pesquisa, que no nosso caso, é um dos personagens listados na publicação anterior.
Depois disso vocês deverão conhecer seu objeto, ou seja, vão estudar a vida dele, detalhes, ações, ideias que defendeu, aliados políticos, posturas, virtudes, defeitos, etc.
Considerando o contexto da Revolução, vocês deverão fazer uma ACUSAÇÃO à este personagem, e basta lembrarmos das ações que eles tomaram durante o processo revolucionário que não faltarão motivos para acusá-los de diversas coisas, desde gasto exagerado de verba pública até atitudes radicais e desumanas. Ao acusar ou quem sabe defender este personagem, vocês estarão levantando uma HIPÓTESE, ou seja, ao acusar o Marat de incitar a violência, vocês estarão criando uma informação que precisara ser provada. E ai que vai entrar a parte da FUNDAMENTAÇÃO das acusações. Será necessário levantar informações que possam comprovar que seu personagem realmente faz jus ao que você acusa/defende. No caso do nosso exemplo, acusar Marat, algumas poucas frases dele incitando a população contra a aristocracia e o clero francês já bastariam para provar que ele realmente incitou a violência.
Na conclusão você descreverá os resultados obtidos pela sua pesquisa, em concordância com suas acusações e fundamentações. Nada de ficar escrevendo coisas como "eu fiz este trabalho e achei legal descobrir que o Marat era revolucionário"
O ideal neste estagio é fazer um texto curto, mostrando os resultados, as etapas da pesquisa, enfim. E obviamente, no final, suas referências bibliográficas.
Bem, espero que estas informações tenham sido úteis.
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário