Pesquisar este blog

sábado, 6 de março de 2021

Jacques Le Goff


    Não passo nem perto de ser um medievalista. Na realidade, acho estranho o fascínio que o período exerce na imaginação das pessoas. Obviamente que entendo o interesse dos historiadores que se especializaram no período e na investigação histórica, na discussão historiográfica, afinal de contas, isso enriquece intelectualmente e profissionalmente, mas como afirmei, nunca fui muito fã de estudar o tal época.

    Mesmo assim, alguns autores são tão bons, escrevem tão bem e deixam a leitura tão agradável que vez por outra, acabamos nos interessando por temas que não caem no nosso gosto em função da qualidade do texto do pesquisador. É essa a minha relação com a obra do Le Goff.



    Parte dessa virtude do Le Goff talvez seja em função de sua pré disposição de levar o conhecimento histórico e historiográfico para além das barreiras acadêmicas. 

    De sua autoria eu li O nascimento do Purgatório, O Maravilhoso e o Quotidiano no Ocidente Medieval (li parcialmente), Por amor às Cidades e A Bolsa e a Vida, que compartilho com os interessados em conhecer um pouco da obra deste grande intelectual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário