Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Os cânceres

Olhando para os comentários absurdos que povoam as redes sociais e sites de jornalismo no que diz respeito ao câncer do Lula, cheguei a seguinte conclusão: As classes média, média-alta e alta deste país são FASCISTAS e tem vergonha de admitir.
Dá para sintetizar os argumentos dos leitores da Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Globo.com e Veja da seguinte maneira: Como ele é nosso rival político, o câncer dele é algo bom, logo, que morra rápido, já que a democracia nos impede de matá-lo. É uma pena que o regime democrático que tanto gostamos nos impede de fazer o serviço sujo. Ainda bem que o câncer está ai para matá-lo.

Absurdo dos absurdos. E ao mesmo tempo, amedrontador. Estes comentários acerca do SUS me irritam ainda mais. O SUS criado em 1988, é vinculado ao Ministério da Saúde, que depende das verbas do Estado. A maior parte do equipamento ambulatorial e medicamento que o SUS disponibiliza sempre é comprado de empresas privadas e que ganham licitações muitas vezes sabe-se lá como. De 1988 até 2002 o Sistema esteve sob controle de governos da direita brasileira, logo, se ele não é um sistema de excelência, não é exclusividade do PT ou da gestão do Lula tal problema. O fato é que não preciso e nem quero fazer propaganda partidária. Só vou compartilhar experiências que tenho. Na minha comunidade aqui em Colombo conheço várias pessoas que são atendidas por agentes de saúde da prefeitura e recebem medicamentos de graça. Muitas vezes o agente vai inclusive na porta da casa da pessoa perguntar o motivo pelo qual a pessoa não compareceu na distribuição do remédio. Todas as pessoas que conheço que são amparadas por este programa podem não ter a formação "brilhante" dos jornalistas destes meios de comunicação, mas são unânimes em afirmar que nunca viram ações como essa em governos anteriores.

Em resumo, achar que o câncer do Lula é uma situação "ótima" é a manifestação de xenofobia política mais insana que já vi e nunca imaginei que veria algo desta maneira. Acreditar que ele Lula é o único responsável pelo descaso dos governantes e das ELITES PODRES E ARCAICAS deste país é ignorância sobre a história deste país, tanto quanto é ignorância afirmar que a saúde não teve melhoras nesta última década. E eu tenho certeza que o Lula já teria pronunciado um sentimento de tristeza publicamente se quem estivesse com este problema fosse FHC, Serra ou Alckmin, tal como pronunciou-se lamentando a morte de Mário Covas, anos atrás. Se o Lula tem que combater este câncer, setores da nossa sociedade precisam de uma quimioterapia política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário