Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Com a palavra, uma amiga coerente

Retirei o texto abaixo de uma postagem realizada por uma amiga, historiadora e atriz. Nem pedi autorização para ela para colocar aqui, mas acho que o texto merece alguma visibilidade. Ai vai

Dane-se PT, PSDB, PDT, PSC, PMDB, DEM ou qualquer outra legenda do raio da PQP!
O fato é que o professor vem sendo constantemente desvalorizado no Brasil - não só pelos políticos como pela própria população. E nessa grande ciranda de descaso também são ignorados os direitos de outros servidores públicos nesse país. Entra governo e sai governo (federal, estadual e municipal) e nossos problemas só se agravam - sintoma esse que nos remete a pensar em problemas estruturais - e nesse contexto a legenda partidária é só um "pixo" no meio dos pilares condenados - uma infeliz tentativa de desviar nosso olhar de um problema muito maior. Corrupção e ignorância não seguem partidos específicos. É um problema que permeia toda a sociedade. Permeia nossos próprios conflitos internos e morais - mesmo que isso custe a admitir.
Pra você que ta lendo isso pela milésima vez, peço perdão pela insistência, mas por favor, eu apelo! Pare de colocar a responsabilidade só de um lado!!!! Eu não aguento mais tamanha unilateralidade!!! Olhe para além dos seus horizontes - para além das suas referências, das suas revistas, dos seu círculo social!!! Numa era globalizada não podemos mais criar justificativas para informações seletivas que só servem para olhar o problema por um ângulo (geralmente aquele que nos é mais cômodo enxergar)! Alteridade é sempre necessária quando precisamos reivindicar nossa identidade e nossa cidadania - do contrário mergulhamos no abismo da ignorância e do autoritarismo... Cuidado com essa aparelhagem ideológica!!!
Se depois de tudo isso você ainda teima em comprar esse discurso de PT X Tucanato, é sinal que seu cabresto ideológico te faz tão ou ainda mais manipulável do que o grosso da população - aquele grosso que você, no alto da sua petulância, julga ser tão desprezivelmente distinto da erudição do seu suposto esclarecimento. Tal cegueira te leva ao ponto de achar que o que falo aqui tende a defender uma bandeira ou outra... Ora!!! Às favas com as cores, as siglas ou nomes de qualquer bandeira! Todas estão manchadas num mar de escândalos e denúncias. Não compre a guerra pelo poder de uma corja que jamais atenderá suas necessidades. Afinal, se você não faz parte dessa panela, por que então sai por aí fazendo eco da briga? Eles mesmos te ignoram... FOMOS TODOS IGNORADOS!
Não caia na armadilha do deslumbre da classe média, que nos draga à amarga ilusão de pensar que um diploma universitário é suficiente pra julgar todas as classes trabalhistas, tão plurais em suas dificuldades e depreciações. Ninguém aqui sabe de tudo! Ninguém aqui é médico, professor, engenheiro, farmacêutico, enfermeiro, produtor cultural, pedreiro e diarista ao mesmo tempo. Ninguém aqui sequer sabe enumerar a quantidade de profissões que os brasileiros exercem.
E se ninguém sabe de tudo, o máximo que podemos fazer é trocar nossas experiências e pontos de vista sobre a mesma questão. Estamos aprendendo juntos e da pior maneira possível: imersos numa miríade de problemas!! Pare com essa mania de repartir as divergências do mundo por meio da bipolarização. Não seja filhote de ditadura nem tampouco seja resto de placenta de guerra-fria!!! Não tenha medo de negar esse mecanismo de análise política - isso não te fará reacionário, anarquista, comunista ou qualquer rótulo do gênero. Esse tipo de sequela ou saudosismo não é salutar em nenhuma causa e nada acrescenta ao destino desse país. Gera só uma gritaria estéril e ignora os benefícios da polissemia.
E pra ficar claro, repetirei quantas vezes achar necessário, até que faltem ar nos meus pulmões... até que faça calo nos meus dedos.. até que o último amigo meu aqui facebook me delete: NÃO FAÇA DESSA CAUSA UMA GUERRA PARTIDÁRIA! NÃO FAÇA DESSA CAUSA UMA GUERRA PARTIDÁRIA! NÃO FAÇA DESSA CAUSA UMA GUERRA PARTIDÁRIA! NÃO FAÇA DESSA CAUSA UMA GUERRA PARTIDÁRIA! NÃO FAÇA DESSA CAUSA UMA GUERRA PARTIDÁRIA! NÃO FAÇA DESSA CAUSA UMA GUERRA PARTIDÁRIA!
Isso é uma guerra estrutural - afeta nossas raízes e nossa cultura... Talvez seja por isso que temos tanta dificuldade em aceitar, em nos auto-analisar dentro da nossa própria revolta - dentro das nossas próprias dificuldades em nos relacionar em sociedade. Travamos esse conflito com a nossa própria formação porque no fundo ela é pra lá de deficiente.... Admitir já é um grande passo!
Pode chorar, pode espernear e pode jogar a batata quente de mão em mão... Somos sim deficientes em nossa formação identitária, em nossa literacia política - Ainda mais num país onde cada vez mais se faz da educação nas escolas uma mercadoria. Onde temos de deixar de estudar ou nos dedicarmos a nossas afinidades para sobreviver às exigências da vida adulta. Onde muitos escolhem profissão por dinheiro, por pão na mesa ou por um pouco mais de conforto - e não por vocação!!! Se você nega esse problema, eis que você apresenta outro sintoma do quanto foi condicionado a agir e pensar em série, a imprimir toscamente os discursos da matriz... Por vezes defendendo interesses que nem seus são - pelo contrário! Somente te prejudicam!!!
E aqui aproveito pra fazer outro apelo: para você que não é paranaense e não está a par dos problemas que estamos passando com o governo estadual, peço o mínimo de respeito e compreensão. Não critique um contexto o qual desconhece. Não critique nossa indignação, não critique quando um professor, um policial, um agente penitenciário ou um agente da saúde reclama de suas condições de trabalho. Aqui também estamos vivendo no nosso limite - dentro das nossas peculiaridades. O coronelismo também impera nas araucárias! É cômodo jogarmos tudo para um lado, afinal dá menos trabalho atacar uma única falange, não é mesmo? Respire fundo e procure entender as queixas que eclodem por aqui.
Sul, Sudeste, Norte, Noroeste, Nordeste Centro-oeste..... Da uma olhada com atenção na história do nosso país, o quanto ignoramos a história de cada região, de cada povo que aqui habita. O que nos faz ser brasileiros é a nossa extensão e a nossa diversidade. Lutamos em prol do Brasil, mas não podemos impor nossas referências sob as particularidades de cada região. Isso não é xenofobia, egocentrismo muito mesmo ufanismo: pra construir a união também é necessário reconhecer a pluralidade.
Entendo profundamente sua mágoa com o PT (eu também tive sérias decepções, assim como qualquer brasileiro), mas o fato é que o PSDB não tem sido grandes coisas por aqui... E se você acha que os petistas estão ha tempo demais no governo, pense então na nossa relação com os tucanos!!!! Reconhecer isso não te obriga a recuar na sua oposição ao governo federal... Até porque dentro da divisão de poderes e regiões também temos divisões de responsabilidade. E olha... Ta todo mundo fazendo besteira!!!
O que é responsabilidade do governo federal precisa ser cobrado, assim como também deve ser cobrado o que é responsabilidade de nossos senadores, deputados, prefeitos e vereadores.... Cada qual dentro de sua função. Talvez se cobrássemos mais dos nossos deputados, por exemplo, o triste episódio que se desdobrou hoje na Assembléia Legislativa do Paraná tivesse outro desfecho. O seu,o meu, o nosso dever como cidadão é se informar melhor sobre isso! É a lição nossa de casa de cada dia. Não é mais hora de defender quem não nos defende! Não é mais momento pra bancar o pedante político (na minha opinião a criatura mais ignorante de todas)!! Todos podem e devem ser responsabilizados. Cada qual em sua cidade, estado e região. Isso não te faz bairrista, pelo contrário!!! Isso te faz ainda mais cidadão brasileiro.
Só por obsequio! Não venha chamar professor de vagabundo, incompetente, desinformado ou massa de manobra. Antes de falar sobre aquilo que desconhece, experimente conhecer uma escola nos dias atuais. Converse com diretores e pedagogos... Caso o achismo ou a preguiça venham a imperar, apenas fique em silêncio e pare de desrespeitar quem já é tão injustamente depreciado.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

No coração do professor, o sangue militante. Na mente uma única causa: EDUCAÇÃO

Tenho escrito metodicamente sobre aquilo que acho problemático no atual contexto, mas hoje vou ser um pouco egoísta. Vou falar de mim. Muita gente sabe que meus pais são aquilo que se definem como analfabetos funcionais e que batalharam muito para me manter na escola pública. O que pouca gente não sabe é que quando fui aluno do curso de história da UFPR, por diversas vezes eu senti um menosprezo por parte de vários colegas quando eu dizia que pretendia educar no sistema público. 

Minha carreira é extremamente bem sucedida e digo isso com enorme alegria. Sou concursado no Estado e trabalho numa rede de educação privada que, para mim, é a melhor do Estado. Nesta rede trabalho em uma unidade que faz um projeto social, dando centenas de bolsas de estudo para alunos de baixa renda. Fazemos lá uma revolução social e moral silenciosa. 

Nos diferentes sistemas de educação em que trabalho, faço meu dever profissional com uma dedicação absurda, com um amor praticamente absoluto, independente do que o "sectário" de educação entenda sobre estas duas virtudes. Mas quando vou ao mercado comprar carne, eu não ganho desconto por trabalhar por amor. Se o Estado me deve, tem de me pagar. Se deve ao meu colega funcionário ou professor PSS, ele tem de pagar. A dor deles é a minha também. Eu não sou de citar textos religiosos, mas há pessoas que valorizam as escrituras cristãs. O direito de receber é bíblico. Lembram da parábola do proprietário da vinha que contrata pessoas por um denário por dia? (Mateus 20. 1-15)

O maior resultado da minha carreira docente vem justamente do amor que dedico para ela. Ano após ano, sofrimento após sofrimento, meus alunos chegam e perguntam: "mas por que quis ser professor, mesmo com salários baixos e tantos problemas?". A resposta é a mesma: Não foi uma questão de querer ter a profissão. Esclarecer e melhorar os que estão ao nosso redor é talvez a tarefa moral mais difícil, mas nada como ver alguém fazendo bom uso do seu livre-arbítrio em função das nossas orientações.

Uma vez, escrevi um bilhete para uma moça que hoje é ex aluna e será professora um dia. Ela me pediu um "bilhetinho de despedida". Talvez, se ela ler, lembrará do texto melhor do que eu, pois recordo que ela ficou emocionada. Dizia algo mais ou menos assim: Um dos maiores prazeres na vida é ter uma boa conversa com alguém que se gosta, se respeita. Melhor ainda é saber que a pessoa conversa bem contigo, de forma livre e independente, muitas vezes te ensinando e esclarecendo justamente por que num momento anterior você estimulou-a a evoluir e atingir este estágio. Esclarecer para conversar melhor, para sentirmo-nos melhores.

Esta garota será professora. Mas não só ela. Nestes anos todos, o maior resultado do amor que dedico à educação está no fato de que uma parcela expressiva dos meus alunos desejam ser educadores. Alguns já são, outros se tornarão em breve. O maior legado da minha vida para o mundo será pelo menos, umas quatro, talvez cinco gerações de educadores. Tem aqueles que estão seguindo o rumo da história, da filosofia, da sociologia, geografia, matemática, física, química. Tenho também os que serão médicos, advogados, engenheiros, enfim, mas no dia a dia deles, sempre que for preciso, eles esclarecerão os que estão ao redor.

Este "sectário" da educação não entende que o que nós fazemos já é por amor. E não dá para amar mais por uma razão simples: o amor à educação é absoluto em si mesmo. Só quem o tem sabe disso. Se o "sectário" não sabe, é por que ELE NÃO TEM TAL AMOR, logo, não tem moral para exigir isso de nós, que estamos há 10, 15, 20, 25 anos no magistério.

Amigos, alunos, ex alunos. Sabemos o que estamos fazendo. Queremos uma educação melhor. Alunos e ex alunos. Um dia nós não estaremos mais aqui nesta terra injusta e desleal. Se hoje fomos às ruas, fomos brigar por nossos direitos, é por que sabemos que vocês que escolheram a educação como causa precisarão ter no futuro condições melhores do que esta na qual nos encontramos. Nosso primeiro legado é o amor pelo educar. Entendam outra coisa: o segundo legado é lutar pelo direito de manter este amor.


Com a palavra, o "sectário" da educação

Mentirosa e desrespeitosa.São os únicos adjetivos que posso atribuir à fala do secretário. O repasse da verba do fundo rotativo continua atrasado. A informação que chegou hoje é que existe o dinheiro referente a uma única verba atrasada do ano passado que, embora esteja na conta, não está disponível para ser retirada. Ouvi isso da boca do diretor as 11:00 da manhã de hoje. Mais mentiras estavam quando ele afirmou que havia professores disponíveis para o início das aulas. Onde trabalho faltam professores de química e física para o ensino médio, ciências, entre outros. Ele está orientando diretores a forçar professores de outras disciplinas a pegaram aulas de matérias que não são de sua área de formação. Tem pedagoga pegando aulas de ensino religioso, e outras bizarrices sem tamanho. Não se pode falar em educação de qualidade sem professores especialistas em suas devidas vagas. Mentirosa por que o sujeito foi evasivo, fugindo das perguntas diretas feitas para ele: "Como o senhor se sente vendo o sonho de carreira de tantos professores afetados?" - Alguém ouviu ele responder isso? Com greve ou sem greve, não haverá aula segunda feira. E se o sindicato arregar, irmãos professores, façamos como aqueles garis do Rio de Janeiro, que não aceitaram a posição do sindicato e continuaram com sua luta até conseguir o que queriam. 

E acreditem, amigos, não queremos aumento de salário. Não é disso que se trata. Queremos a preservação dos nossos direitos, a contratação dos nossos colegas que foram chamados e agora são desrespeitados, sendo jogados de um lado para outro sem certeza de onde ficarão. Queremos o pagamento daquilo que nos é devido, queremos que paguem nossos colegas PSS, queremos que contratem os funcionários que ajudam no trabalho de educar, queremos A REDUÇÃO IMEDIATA DO SALÁRIO DO GOVERNADOR, SECRETÁRIOS, DEPUTADOS E JUÍZES E O FIM DO AUXÍLIO MORADIA PARA OS MAGISTRADOS DA JUSTIÇA. Se o Estado quer cortar gastos, que corte daqueles que trabalham menos, e não daqueles que dedicam suas vidas pelas crianças paranaenses.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Relembrar 2012, para entender 2014 e perceber o que se desenha para 2016/2018

               Voltemos para 2012. Lembram o que Ducci, Fruet e Ratinho Jr. disputaram? Engano seu acreditar que era a prefeitura. Eles disputavam quem é que iria receber anos depois mais doação aos seus partidos por parte da máfia que controla o transporte coletivo em Curitiba. A Gazeta do povo mostra bem como atua a máfia numa matéria que circulou esta semana.

               Mas há uma outra questão relevante. A prática típica de muitos partidos políticos ao obter o poder é encher a máquina pública de funcionários com comissão que são da base do partido. Alguns percentuais do salário do comissionado é inclusive direcionado para o caixa do partido, a partir de doações "espontâneas" de parte do seu salário. Não me parece legalmente errado, mas para mim é bem antiético. Enfim, a título de exemplo, o secretário de um partido continua secretário lá, mas o seu filho mais velho consegue eventualmente assumir uma gerência de qualquer coisa numa secretária municipal ou estadual quando o candidato do partido vence uma eleição majoritária.

              Quando Ducci foi humilhantemente derrotado ainda no primeiro turno, todos os funcionários comissionados das secretarias municipais sabiam o que aquilo representava: demissão. O tucanato temia perder sua base de apoio e se jogou de cabeça para eleger Ratinho, que obviamente garantiria, se não todos, pelo menos uma parcela dos comissionados da dupla Ducci/Richa. Mas o plano deu errado. Quando a limpeza (na realidade, troca) dos comissionados começou a acontecer na prefeitura, Richa e o tucanato perceberam que a vitória de Fruet poderia representar um enfraquecimento de sua base eleitoral para tentar a reeleição para governador. Imediatamente estes comissionados foram entrando em secretárias do Estado e ganhando bônus salariais altíssimos, um por um. Ratinho Junior, sem competência nenhuma para administrar absolutamente nada, ganhou do Beto a secretária de desenvolvimento urbano, por extensão, a direção da COMEC. Entendem o que se passa agora no transporte coletivo? 

               A prefeitura de Fruet controla a URBS, Ratinho Jr, via SEDU, a COMEC e travam desde 2013 um terceiro turno. Não se sabe se essa briga resultará no fim da RIT (rede integrada de transporte), Fruet é rival direto de qualquer candidato tucano que queira o Estado em 2018. Já é pré candidato ao cargo de prefeito via reeleição para 2016 e tem a frente como maior rival o Ratinho, que com apoio de Richa vai desmantelar ainda mais o combalido transporte público de Curitiba e região metropolitana para enfraquecer o rival. Quem sabe se eleger para depois restaurar o que destruir e se mostrar como salvador da cidade. Tudo isso pensando numa cadeira no Palácio ou Senado. E tudo isso sem alterar os lucros dos oligarcas dos transportes. Mas eu confesso que não vou entrar nessa questão por que me falta mais conhecimento, que estou correndo atrás, por sinal. Mas uma coisa é certa, não é uma questão administrativa, de falta de recursos. O lucro da máfia dos transportes é um negócio espetacular.

               Voltando a questão dos cargos comissionados, a derrota de Ducci e o receio do fraco governador Beto Richa promoveram uma contratação em massa de gente para garantir apoio político. Sabe aquele sujeito que você viu balançando bandeira do Richa numa esquina durante a campanha, num final de semana ou outro? Muitos daqueles “bandeirinhas” ganharam nos últimos quatro anos cifras acima de quatro mil reais por mês para na hora da campanha pedir voto para Richa. Dois anos antes estes mesmos caras já tinham saído para fazer campanha para Ducci e no segundo turno para o Ratinho. Alguém ai gostaria de ganhar  quatro mil por mês para de dois em dois anos ficar abanando bandeira? Essa prática onerou de tal forma o Estado, que fez com que professores PSS ficaram sem receber sua rescisão contratual e todo o funcionalismo está sem seu 1/3 de férias. Quero ver com que cara está agora aquele professor que é cargo comissionado nos núcleos de educação e na SEED, tendo trocado seu apoio por um cargo que o governador tirou esta semana. Vai ter coragem de assumir o erro publicamente?


               E agora mais essa de, um elemento que é cargo comissionado de Richa ser acusado de pedofilia e tatuar o nome do governador no braço. Nosso sistema político é chamado democracia, mas estruturalmente vivemos uma oligarquia de cargos comissionados, protetores de coronéis. E o Estado do Brasil onde isso é mais nítido se chama Paraná, onde até quem transa com crianças é próximo do governador e seus amigos. Isso me faz lembrar um ditado popular que minha mãe sempre falava: Diga-me com quem andas que te direi quem és. Pois bem minha mãe, eu não tenho amizade com pedófilos e só ando com gente que quer educar para transformar este país num lugar mais justo.