Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Os cânceres

Olhando para os comentários absurdos que povoam as redes sociais e sites de jornalismo no que diz respeito ao câncer do Lula, cheguei a seguinte conclusão: As classes média, média-alta e alta deste país são FASCISTAS e tem vergonha de admitir.
Dá para sintetizar os argumentos dos leitores da Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Globo.com e Veja da seguinte maneira: Como ele é nosso rival político, o câncer dele é algo bom, logo, que morra rápido, já que a democracia nos impede de matá-lo. É uma pena que o regime democrático que tanto gostamos nos impede de fazer o serviço sujo. Ainda bem que o câncer está ai para matá-lo.

Absurdo dos absurdos. E ao mesmo tempo, amedrontador. Estes comentários acerca do SUS me irritam ainda mais. O SUS criado em 1988, é vinculado ao Ministério da Saúde, que depende das verbas do Estado. A maior parte do equipamento ambulatorial e medicamento que o SUS disponibiliza sempre é comprado de empresas privadas e que ganham licitações muitas vezes sabe-se lá como. De 1988 até 2002 o Sistema esteve sob controle de governos da direita brasileira, logo, se ele não é um sistema de excelência, não é exclusividade do PT ou da gestão do Lula tal problema. O fato é que não preciso e nem quero fazer propaganda partidária. Só vou compartilhar experiências que tenho. Na minha comunidade aqui em Colombo conheço várias pessoas que são atendidas por agentes de saúde da prefeitura e recebem medicamentos de graça. Muitas vezes o agente vai inclusive na porta da casa da pessoa perguntar o motivo pelo qual a pessoa não compareceu na distribuição do remédio. Todas as pessoas que conheço que são amparadas por este programa podem não ter a formação "brilhante" dos jornalistas destes meios de comunicação, mas são unânimes em afirmar que nunca viram ações como essa em governos anteriores.

Em resumo, achar que o câncer do Lula é uma situação "ótima" é a manifestação de xenofobia política mais insana que já vi e nunca imaginei que veria algo desta maneira. Acreditar que ele Lula é o único responsável pelo descaso dos governantes e das ELITES PODRES E ARCAICAS deste país é ignorância sobre a história deste país, tanto quanto é ignorância afirmar que a saúde não teve melhoras nesta última década. E eu tenho certeza que o Lula já teria pronunciado um sentimento de tristeza publicamente se quem estivesse com este problema fosse FHC, Serra ou Alckmin, tal como pronunciou-se lamentando a morte de Mário Covas, anos atrás. Se o Lula tem que combater este câncer, setores da nossa sociedade precisam de uma quimioterapia política.

domingo, 23 de outubro de 2011

Atualizações - muuuuitos slides

Então moçada, desculpem a demora para disponibilizar os slides. Ainda tenho recuperações para corrigir e aulas para montar. A coisa tá corrida. Mas ai estão as aulas do quarto bimestre, tanto do sesc são josé e outras para o heráclito.
abraços

Guerra fria - segundos e terceiros anos
http://www.4shared.com/file/EUGER5no/guerra_fria.html
OBS: Segundo a Ana Claudia, eu errei um acento na Coréia e escrevi um "interveir" ao invés de intervir, em algum lugar. Por favor, quem pegar o arquivo, faz a correção.
Em tempo, rock'n'roll e história
http://www.youtube.com/watch?v=jc29eInPNNI
Era Vargas, República Liberal (ou populista para alguns) e Ditadura Militar - segundos e terceiros anos (vale lembrar que este slide não é 100% meu. Peguei a maior parte dele do blog de um professor de história chamado Ailton, apenas fiz umas ligeiras adaptações. Eu publiquei o link para o blog dele semanas atrás).
http://www.4shared.com/document/4tgpt-jy/BRASIL_-_ERA_VARGAS.html
http://www.4shared.com/document/ldakFSi7/Brasil_Repblica_Liberal.html
http://www.4shared.com/document/s0EJ1dVW/Brasil_Repblica_-_Regime_Milit.html


Disputas pelas colônias portuguesas na América, diversidade da economia colonial e expansão territorial - primeiros anos
http://www.4shared.com/document/rRJIi6Ev/Disputas_europias_pela_colnia_.html

América Colonial Espanhola - Primeiros anos
http://www.4shared.com/document/Eo8ZokJA/A_Amrica_Colonial_Espanhola.html

Absolutismo inglês - primeiros anos
http://www.4shared.com/document/jrPOAvGn/O_Absolutismo_Ingls.html

Ainda falta um tema do primeiro ano, mas não vou utilizar slide nas aulas e para o terceiro falta sobre descolonização afro-asiática, que também não vou utilizar slide.

Abraços para todos
André
OBS: Caramba, estou morrendo de dores nas costas e pernas de tanto ficar sentado, corrigindo, montando aulas, provas, slides. Então, façam o favor de acessar isso e baixar, pois eu me empenhei nisso. hehehe
Novamente, abraços

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Segunda guerra - atualizado

Saudações, alunos dos segundos e terceiros anos que estão se divertindo com Segunda Guerra Mundial.

Aqueles vídeos que editei e levei para sala de aula são grandes demais e não coloquei em lugar nenhum da internet. Sem contar que eu ainda quero melhorá-los, sobretudo na edição do áudio. Eu atualizei o arquivo de power point utilizado ano passado com algumas fotos extras. Ai embaixo vão os links para download
Aquele arquivo com sonorização que chegou até mim via e-mail, mostrando o avanço das tropas
http://www.4shared.com/document/EgCQb-eu/2_guerra_mundial_-_avano_das_t.html

Meu slide de 2ª Guerra atualizado
http://www.4shared.com/document/WAKWRJMU/Segunda_Guerra_Mundial_-_atual.html

Slide com alguns comentários dos aviões utilizados na 2ª Guerra
http://www.4shared.com/document/vad1WQ3F/avies_da_Segunda_guerra.html

video do stuka em ação, com a trilha sonora de Richard Wagner
http://www.youtube.com/watch?v=FymTeD6RDzs

Caças Messerschmitt BF 109 em ação, aqueles que escoltavam os bombardeiros que atacavam a Inglaterra. Ao fundo, o hino do partido nazista
http://www.youtube.com/watch?v=2jLKoXGX2Tw

mais um do Messer
http://www.youtube.com/watch?v=EZ0dwg6v--w&feature=related

Só para constar, esta série de messerschimitt tinha um problema grave. Devido ao fato do nariz do avião ficar muito elevado, tanto para decolar como para pousar havia enorme dificuldade, por que o piloto não conseguia enxergar o chão direito.

Este vídeo aqui é muito legal. Trata-se de um vídeo de propaganda de guerra, dos ingleses, mostrando suas máquinas, suas vitórias durante a Batalha da Britânia, os ataques aéreos contra a Inglaterra. Os vídeos das batalhas são legais e o texto do narrador também é bem bacana. Nesta época, era comum as pessoas irem aos cinemas para verem notícias da guerra
http://www.youtube.com/watch?v=m0-fVLCnsBs

Este segundo vídeo mostra a produção de armas dentro das indústrias inglesas, destacando a produção de aviões. É muito legal a propaganda incitando os trabalhadores a trabalhar de forma disciplinada, chamando a responsabilidade da guerra não apenas para os soldados, mas também para os operários.
http://www.youtube.com/watch?v=WLOVzgew5Jw&feature=relmfu

Enfim... vou parar de trazer estas coisas por hora por que também preciso montar as edições finais para o material dos alunos dos primeiros anos. Abraços e divirtam-se